Honda HR-V
A segunda geração do HR-V será lançada entre julho e agosto do ano que vem com seu leque de atuação ainda mais ampliado. Se o atual SUV compacto da Honda já tenta beliscar a base da categoria de médios, o novo modelo ficará um pouco maior e muito mais equipado para desempenhar tal função.
Dentro desta estratégia, o HR-V terá versões de entrada com o mesmo motor 1.5 aspirado com injeção direta do novo City, para medir forças com opções intermediárias e topos de linha de VW T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker. Já a variante mais completa, com itens de condução semi-autônoma e 1.5 turbo vai tentar um lugar ao sol em meio a Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.
Fiat Fastback
Chamado nas internas de Projeto 376, o esperado SUV-cupê da marca italiana será lançado em meados do ano. Baseado no Cronos, o modelo terá pouco mais de 4,30 m de comprimento e será baseado no carro-conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2018.
Na linha Fiat, o Fastback ficará posicionado acima do Pulse no segmento de crossovers, com uma estratégia bem parecida com a do novo HR-V: ser uma opção entre compactos e médios. Para tal, se valerá do motor 1.3 turboflex de 185/180 cv que equipa Jeep Compass e Fiat Toro.
Citroën C3
Entre fevereiro e março a Citroën finalmente ganhará um outro modelo de passeio para suas concessionárias que não seja o C4 Cactus. A nova geração do C3 é um daqueles carros que são promessas para 2022, porém, cercada de grande expectativa.
Fruto de um projeto indiano e feito sobre uma versão simplificada da arquitetura modular CMP – mesma do 208 argentino -, este novo C3 é um hatch altinho que tem chances de estrear já com o motor 1.0 Firefly 6V de 77/72 cv de origem FCA. O 1.6 16V da PSA equipará as variantes mais caras em um primeiro momento, até ser substituído pelo 1.0 turbo do Pulse.
Jeep Renegade
Por falar em turbo, o Renegade com novo motor turboflex é um dos carros que são promessas fortes para o ano que vem. O SUV compacto vai passar por uma pequena reestilização para, enfim, se livrar do velho 1.8 E.torQ e adotar o moderno 1.3 16V de 185/180 cv que estreou nas linhas Fiat Toro e Jeep Compass e Commander.
Este propulsor vai trabalhar com a mesma atual transmissão Aisin de seis marchas nas opções 4×2. Já os modelos do Renegade com tração 4×4 serão negociados com o câmbio automático ZF de nove velocidades que era usado nas variantes turbodiesel – estas deixarão de ser produzidas.
- Já andamos no novo Regade 1.3 turbo 4×4. Veja as nossas impressões:
Peugeot Landtrek
A picape da Peugeot que quer medir forças com a Toyota Hilux será lançada no segundo trimestre de 2022 cercada de expectativas. Com 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos, promete carga útil de mais de uma tonelada e itens de auxílio ao motorista para fazer frente à concorrência mais tradicional.
O motor será um 2.0 turbodiesel com potência na casa dos 180 cv. No conjunto mecânico, câmbio automático da Aisin com seis marchas e tração 4×4. A Landtrek será montada no Uruguai, de onde virá para o Brasil.
Renault Kwid
O automóvel mais barato do país é um dos 10 carros que são promessas em 2022. O subcompacto quer manter as boas vendas no mercado com mais equipamentos – dizem que vai receber até controles de estabilidade e tração, que (agora) só serão obrigatórios em 2024 – e motor 1.0 recalibrado.
O três-cilindros SCe deve ganhar comando variável de válvulas, assim como acontece com os propulsores que equipam Sandero e Logan. No desenho, mudanças concentradas na dianteira: faróis principais finos e os auxiliares mais abaixo e maiores em uma solução já vista em modelos como Citroën C4 Cactus e Fiat Toro. A apresentação oficial está agendada para 20 de janeiro.
Honda City hatch
A nova geração do City trará a reboque a inédita (para o Brasil) derivação hatch. Se o sedã estreou com a difícil tarefa de ocupar o vazio deixado pelo Civic, esta chegará em março com a árdua missão de substituir o Fit, que também já saiu de linha.
Para tal, o modelo apostará no sistema de modularidade de bancos herdado do monovolume, o Magic Seat. No conjunto mecânico, o mesmo do sedã, com motor 1.5 aspirado de injeção direta e caixa CVT com sete marchas virtuais e sistema que detecta que o carro está em uma descida e faz um um freio-motor de forma automática.
Ford Maverick
Em janeiro a Ford apresenta oficialmente a sua picape que, teoricamente, seria para brigar com a Fiat Toro. Contudo, a Maverick chegará importada do México no início de fevereiro inicialmente em versão topo de linha Lariat FX4 e, pelo visto, dificilmente custará muito abaixo dos R$ 250 mil.
Produzida sobre a plataforma C2, a mesma do Bronco do Sport (e do velho Focus), a picape é um pouco maior que a Toro e menor que a Ranger. Usará o mesmo conjunto mecânico do SUV médio, o 2.0 turbo EcoBoost de 240 cv com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.
Great Wall Poer
A Great Wall vai iniciar, finalmente, suas operações no Brasil de forma oficial em meados de 2022 e a marca chinesa é uma promessa por si só. A montadora começará com uma linha de SUVs compactos e médios e também com a gama de picapes médias Poer, de olho no segmento dominado por Toyota Hilux e Chevrolet S10.
O custo/benefício típico dos chineses estará presente no ano que vem. As picapes Poer deverão chegar com equipamentos de auxílio ao motorista e capacidade de carga de até uma tonelada. Serão dois motores 2.0 turbinados, um a gasolina e outro diesel, sempre com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.
Toyota Raize/Daihatsu Rocky
A aguardada estreia da marca japonesa no segmento de SUVs compactos é uma das grandes expectativas para 2022. Há chances de o crossover baseado no Daihatsu Rocky ser apresentado no apagar das luzes do ano que vem, mas com vendas só para 2023.
Vendido em outros mercados como Toyota Raize, o SUV tem porte do falecido Ford EcoSport. São 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Com menos de uma tonelada de peso, vai começar com o mesmo motor 1.5 16V de até 110 cv e câmbio automático CVT com sete marchas virtuais da linha Yaris.